Os Jetsons
Seriado dos anos 60 se tornaram um ícone da cultura pop
Em 1962, um desenho animado propunha vislumbrar a futurística vida dos seres humanos dali a 100 anos, no ano de 2062. Com a premissa diametralmente oposta aos famosos Flintstones, nascia Os Jetsons.
George, patriarca da família, inicia a animação com 40 anos de idade, o que significa que o protagonista nasceria no ano de 2022. O Correio comparou as tecnologias atuais com as da produção para analisar se a era dos Jetsons, de fato, chegou.
Com o sucesso dos Flintstones, família animada que vivia na idade da pedra, os criadores William Hanna e Joseph Barbera arriscaram imaginar como seria a vida humana no futuro. Os Jetsons chegaram ao canal estadunidense ABC em 1962.
À época, o projeto durou apenas uma temporada, mas foi o suficiente para entrar no imaginário popular e tornar-se o arquétipo do futuro.
O sucesso fez com que o desenho voltasse a ser produzido nos anos 1980 e ganhasse um filme em 1990. No Brasil, a obra foi exibida no canal aberto SBT e reprisada de forma que várias gerações de crianças pudessem imaginar a vida com carros voadores, tecnologias incríveis e robôs.
Sabe-se que George Jetson, o amoroso e desastrado pai de família, tem 40 anos completos em 2062, ano no qual o desenho se passa. Isso significa que o protagonista nasce em 2022.
Ainda que não haja consenso da data precisa, discute-se que o marido de Jane e pai de Judy e Elroy tenha nascido entre o fim de julho e início de agosto.
- 1962 – 1987 / min / Comédia , Ficção científica, Animação
- Título original : The Jetsons
- Criado por William Hanna, Joseph Barbera
- Elenco: George O’Hanlon, Janet Waldo, Roger Carel
- Nacionalidade EUA